sexta-feira, 7 de maio de 2021

Liverpool - Discografia - Exclusividade TDM









A banda foi formada em 1967 na Vila do IAPI - bairro operário da capital gaúcha - por Fughetti Luz (vocal), Mimi Lessa (guitarra solo), Marcos Lessa (guitarra base), Wilmar Ignácio Seade Santana (baixo) - conhecido como Peco ou Pepeco, e Edson Espíndola (bateria). Inicialmente, tocavam covers em clubes localizados em Porto Alegre e no restante do estado, especializada nas músicas de sucesso do rock inglês da época - como The Beatles, The Rolling Stones e The Who, como uma típica banda de baile.
Tudo muda no ano seguinte quando recebem um convite de Carlinhos Hartlieb para defender sua canção "Por Favor, Sucesso" no II Festival Universitário da Música Popular Brasileira, em Porto Alegre, que funcionava como eliminatória para o IV Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro. A música se tornaria a vencedora do festival e, com isso, conseguem o direito de participar das eliminatórias do FIC daquele ano na capital fluminense. Eles não conseguem chegar à final, mas acabam conseguindo um contrato com uma pequena gravadora carioca, a Equipe.

Assim, em 1969 gravam seu álbum de estreia, Por Favor, Sucesso. Neste disco, gravam músicas de Carlinhos Hartlieb e da dupla Hermes Aquino e Laís Marques, além de canções próprias. O álbum sofre grandes influências do movimento tropicalista e, também, do rock psicodélico. Além do álbum de estúdio, são lançados um compacto duplo e um simples. Este disco seria alvo de relançamentos fora do Brasil a partir do século seguinte, recebendo alguma atenção e tornando-se um pequeno clássico cult, recebendo comparações com Os Mutantes. No ano seguinte, são convidados para fazer a trilha sonora do filme Marcelo Zona Sul, de Xavier de Oliveira, um filme sobre a juventude carioca dos anos 60 que se tornou um sucesso de público e crítica e revelou Stepan Nercessian e Françoise Forton, que faziam os papéis principais. Em 1971, o contrato deles encerra-se e lançam um compacto - utilizando o nome Liverpool Sound - pelo selo Polydor, da gravadora Phonogram, com "Hei Menina" e "Fale", sendo que o lado A faz algum sucesso nas rádios do país. No mesmo ano, participam do programa Som Livre Exportação, da Rede Globo. Em 1972, a banda se desfaz com Fughetti casando e indo passar uma temporada na Europa, Peco viajando o país e o restante retornando para Porto Alegre.

Um comentário: