domingo, 3 de março de 2019

Renato Braz & Quarteto Moagani - Canela - 2015 (Postagem Especial)


Faixas:
1) Pajarillo verde (tradicional) – joropo, Venezuela 
2) La jardinera (Violeta Parra) – tonada, Chile 
3) Julia Florida (Agostin Barrios) – barcarola, Paraguai 
4) Oracion al remanso (Jorge Fandermole) – chamamé, Argentina 
5) Lamento Esclavo (Eliseo Grenet) – danzón, Cuba 
6) Bambuco em si menor (Adolfo Mejia) – Colômbia 
7) Adios felicidad (Ela O'Farill) – bolero, Cuba 
8) Canela (Jose Villalobos) – festejo, Peru 
9) O som da madeira (Mauricio Marques e Adão Quevedo) – valsa, Brasil 
10) Perricholi (L. Huambachano e E. Sanchez) – valsa, Peru 
11) Calundu (Breno Ruiz e P.C. Pinheiro) – canção, Brasil 
12) Milonga da espera (Mauricio Marques) – milonga, Brasil 
13) Vuelvo al sur (Astor Piazzolla e Fernando Solanas) – tango, Argentina

MÚSICOS: Maogani
TAGS: Quarteto de Violões, Violão e Voz, Prêmio da Música Brasileira 2016
Renato Braz: voz 
Carlos Chaves: violão de 7 cordas e violão requinto 
Sergio Valdeos: violão de 7 cordas 
Marcos Alves: violão 
Paulo Aragão: violão de 8 cordas 
Mauricio Marques: violão de 8 cordas 
Produção executiva: Zé Alexandre 
Produção musical: Sergio Valdeos e Maogani 
Gravação, mixagem e masterização: Jose Carlos Ponce 
Gravado no estúdio Elias Ponce em Lima, Peru, entre 2 e 6 de setembro de 2013 
Projeto gráfico: Lola Vaz Fotos da capa e do encarte: Silvana Marques



Disco rico e estimulante, por Aquiles Rique Reis

Tenho nas mãos o CD Canela (distribuição Tratore), que reúne o cantor Renato Braz e o Quarteto Maogani, integrado por Carlos Chaves (violão de sete cordas e violão requinto), o novo integrante do grupo, o peruano Sergio Valdeos (violão de sete cordas), Marcos Alves (violão) e Paulo Aragão (violão de oito cordas). O álbum conta também com as participações especiais de Mauricio Marques (violão de oito cordas), ex-integrante do Maogani, da cantora peruana Rosa Gusmán e de Breno Ruiz.

A presença em minha mão daquele que eu intuía ser um álbum diferençado, aguçava meus sentidos. Enquanto eu lia o encarte e o repertório, pensei: Caramba! Se os dois artistas apenas se ajuntassem para tocar e cantar o muito que já sabemos do que são capazes, já seria fabuloso. Mas, corajosamente, Renato e o Maogani foram além: decidiram fazer uma viagem pelos estilos musicais latino-americanos. Para tanto, decidiram gravar no Peru.

Após um primeiro encontro, quando o Maogani mostrou “Julia Florida” (Agustín Barrios) para Renato, a liga se deu no ato. Após uma temporada de shows pela Colômbia, Peru e Equador, o Maogani reencontrou Renato, e trouxeram “Julia Florida” de volta para a roda. Ali nascia o CD.

E a voz requintada de Renato Braz e os violões virtuosos do Maogani mergulharam nos gêneros e nas poesias ouvidas em andanças pelo continente, buscando a identidade de cada gênero musical, trazendo-a para os dedos e a garganta brasileiros.

Em Canela ouvem-se ritmos pouco conhecidos por aqui: o joropo venezuelano, o festejo peruano, o bambuco colombiano, além de bolero, tango, canções argentinas e chilenas. Sem contar os cinco números instrumentais e a música “Calundu” (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro), todas as outras são cantadas por Renato em castelhano. Os arranjos são dos integrantes do Maogani, à exceção de um, de Carlos Guzmán, e usam os violões ora em solo, ora em quarteto, ora em quinteto.

“Pajarillo Verde” (tradicional joropo venezuelano): os violões iniciam. Renato faz vocalises. Os violões se miscigenam. A voz de Renato é um instrumento e se mescla à sonoridade dos violões, resultando extraordinárias. Jovialidade explícita.

“Julia Florida”, barcarola de Agustín Barrios, é solo do Maogani e tem delicada introdução dos violões. Na sequência, a levada remete ao choro. Ao final, um sequência de harmônicos acentua e expande a mistura.

“Lamento Eslavo” (Eliseo Grenet): a introdução se dá com os violões tocados com as cordas presas, resultando percussivas. Ouve-se a voz forte e grave de Rosa Guzmán. Com personalidade, ela e Braz se impõem. Juntos, vozes, música e versos ganham ainda mais ardor.

 Assim é o CD – uma surpresa musical atrás da outra. Saudável mescla rítmica, melódica e harmônica. Tanto que as duas faixas que fecham o álbum, “Milonga da Espera” (Maurício Marques) e “Vuelvo ao Sur” (Astor Piazzola e Fernando Solanas), tocadas pelo Maogani, vêm juntas, integradas, como se criadas num mesmo país.

Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4

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